quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

VINGANÇA




Sentimento que nasce de uma emoção caminha pelo campo moral, mental e não poucas vezes chega à ação.

Diz o ditado popular que vingança é um prato que se come ou se serve frio. Isto quer dizer que é algo planejado, curtido, impregnado de paciência, oportunismo e quando chega à ação, caracteriza-se como crime com todos os agravantes.

Faz mal a ambos, ao que a pratica e ao que a recebe. Ninguém consegue sair ileso de uma vingança. Ela faz mal ao físico, ao emocional, ao mental e ao espiritual.

Uma pessoa vingativa, jamais será uma pessoa do bem, uma pessoa feliz. Onde existe vingança, não existe perdão, compreensão, amor, companheirismo, nada, existe somente ódio, aquele sentimento que envenena o físico e o espírito.

Quem abriga a vingança, jamais chegará à evolução. A vingança destrói, desarmoniza, desequilibra, tirando a paz, todas estas, condições imprescindíveis para que exista o desenvolvimento material e espiritual.

A vingança estagna o ser humano e parar é pior que andar para traz, pois ao recuar, por onde se passa leva-se coisas novas. Quando se para a beira do caminho, todos que nos alcançam estarão no mesmo nível e nada de novo ou positivo lhes poderemos transmitir.

Precisamos evoluir, melhorar como ser humano e para isto se faz necessário afastar o sentimento de vingança. Afastando-o abrimos espaço para a harmonia, o equilíbrio e a paz, componentes indispensáveis a existência do sentimento do perdão, do amor, da caridade, da fraternidade, enfim, de todas as coisas boas capazes de nos fazerem crescer enquanto pessoas e seres espirituais.

A vingança faz o ser humano amargo, infeliz, incapaz de amar e por conseqüência de ser amado. Sempre que buscarmos a felicidade, este sentimento se fará incompatível.

Ao abrigarmos um sentimento não negativo, não deixamos espaço para a harmonia, o equilíbrio e a paz, base para uma existência feliz e profícua.

Se alimentarmos o mal não poderemos cultivar o bem, pois a incompatibilidade latente de ambos impede a co-existência.

Que Deus nos proteja e ilumine nos dando discernimento e forças para que o sentimento de vingança não nos habite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário