segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

EDUCAÇÃO



Vamos tratar o assunto em seu sentido mais amplo, no qual educação é o meio através do qual, conhecimentos, hábitos, costumes e valores de uma sociedade são transferidos para as próximas gerações.

Ela se consolida e se desenvolve através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.

O conceito de educação engloba cortesia, delicadeza e civilidade praticada por cada indivíduo de acordo com as regras definidas pela sociedade na qual vive e define sua capacidade de socialização, como membro desta comunidade.

Tecnicamente falando, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor integrá-lo na sociedade ou grupo em que vive e/ou milita.

O ensino formal, representado pela escola em seus diversos níveis, desde o ensino fundamental até a faculdade é parte fundamental do processo de educação dos indivíduos, um direito de todo ser humano que deve ser a ele garantido, com liberdade e qualidade.

A educação formal deverá transmitir ao indivíduo, conhecimentos e habilidades desde sua infância até a fase adulta, capacitando-o a desenvolver o raciocínio, pensamentos coerentes sobre diversos temas, promover seu crescimento intelectual, formando cidadãos capazes de contribuir de forma positiva na geração das transformações necessárias à sociedade na qual esteja inserido.

Educar é antes de tudo um processo comunicativo, do qual as sociedades se valem, para desenvolver no indivíduo a consciência de suas potencialidades, a partir do conhecimento da escrita, favorecer o desenvolvimento de um raciocínio comportamental e disciplinar, posicionando-o como ser individual, diante da sociedade e do meio ambiente em que vive.

Nesta transmissão de conhecimentos, a família é parte fundamental e indispensável, pois é o embrião do ser social, aquele que se desenvolverá pelo aprendizado e uso da educação em sua total acepção.

A educação começa no ceio familiar, se amplia no ambiente social e a todos serve a um só tempo. Quanto mais educação o indivíduo receber, mais completo será como cidadão.

Quanto melhor for o cidadão, melhor será a sociedade na qual ele estiver inserido.

A família como célula mater da sociedade, precisa ser fortalecida, esclarecida e participativa, pois quanto maior for sua solidez melhor será a sociedade formada por seus membros.

É na família que recebemos limites que descobrimos a necessidade da educação. Através dos ensinamentos ali recebidos descobrimos a importância da absorção dos usos, costumes e responsabilidades inerentes a sociedade da qual participamos.

 Que Deus nos ilumine e nos dê forças para construirmos, valorizarmos e melhorarmos nossas famílias.  

2 comentários:

  1. Amigão, obrigado por sua sugestão. Aí está publicado o assunto educação, espero que goste e que atenda suas expectativas. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. favor comentar a respeito de......discernimento.

    ResponderExcluir