sábado, 5 de janeiro de 2013

INVEJA



Doença do espírito, manifestada na matéria.

A inveja não tem cura é um sentimento forte, pernicioso e infelizmente presente na maioria dos seres humanos.

Não existe classificação para a inveja, boa, positiva - inveja  é inveja e é do mal.

Sentimento presente nos fracos, incompetentes, feios, educados, bonitos, gentis, enfim, por não ser uma doença do físico, não escolhe a aparência e nem a personalidade, está presente no caráter que é nato.

Sentimento que se não for fortemente combatido, servirá de empecilho para a harmonia, o equilíbrio, a paz, a realização, a felicidade, coloca o ser humano na condição inferior de não conseguir evolução.

Levada ao extremo é capaz de levar o indivíduo ao crime, as mais cruéis atitudes.

O invejoso preocupa-se menos com a situação dele próprio do que com a de outrem. Ao invejoso não interessa se ele está mal, é importante que o outro não esteja bem.

Julga-se merecedor das maiores glórias, do maior amor, da maior realização. Merecimento, conhecimento, condições e qualquer outro comportamento ou qualidade para que ele alcance algo, nada significa.

Ao invejo não importa sua situação, importa a do outro ao qual sua inveja é dirigida.

Necessariamente o invejo não sente inveja das coisas boas do outro, sente também das ruins, pois o que comanda este sentimento é a maneira como o invejoso vê e sente.

Uma invejosa confessa declarou certa feita, sentir inveja da vizinha cujo marido espancava. Questionada respondeu: Se ele a espanca por ciúmes é porque a ama mais que meu marido me ama.

Nesta mostra vemos que a mente do invejoso funciona de forma diferente, admite valores diferentes, interpreta situações de acordo com a sua própria visão distorcida e doentia.

O invejoso sofre, não necessariamente por sua situação, mas pela situação que ele imagina em relação ao outro.

Ele se coloca em situação de inferioridade para alimentar este sentimento. Imagina a situação que aquele ao qual sua inveja é dirigida, de acordo com seus sentimentos, colocando-se em sofrimento. Sofre menos por sua situação do que pela que consegue criar observando a vida de outrem.

Vive fora da realidade, portanto se faz infeliz por opção. Não poucas vezes a vida do invejoso é melhor que a do invejado.

Que Deus nos ilumine para que tenhamos força e sabedoria para combatermos este sentimento inferior.

Um comentário: