sábado, 19 de janeiro de 2013

CARIDADE

O verdadeiro sentido da palavra caridade é benevolência, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas, dar sem olhar a quem e sem a intenção de obter-se algo em troca.

Caridade e amor são complementos da justiça.

Inexiste caridade sem amor.

Caridade em resumo é fazer-se a outrem, todo o bem que nos seja possível, o mesmo que desejaríamos nos fosse dedicado, sem nada obtermos em troca.

Não se pode ser caridoso sem amor

A caridade, jamais se restringirá à esmola (doação de bens materiais), ela abrange todas as relações com nossos semelhantes, sejam estes inferiores, iguais ou superiores. Ela nos impõe a indulgencia porque precisamos de indulgência para não humilharmos o mais fraco, diferentemente do que comumente praticamos.

Ao rico dispensamos, muitas vezes, excesso de consideração e atenção, ao pobre, sentimos como se não devêssemos nos incomodar com ele. Entretanto, quanto maior for sua necessidade, mais devemos cuidar para não aumentar-lhe a desgraça pela humilhação, pelo mau trato.

O verdadeiramente caridoso trabalha para elevar aquele a quem julgam inferior, diminuindo assim a distância entre ambos.

O princípio da caridade é o amor, amor que podemos traduzir na seguinte frase: ¨ama a seu próximo como a ti mesmo¨.

Ora se conseguirmos praticar este amor, implícito estará a pratica da caridade.

Não devemos nem podemos esquecer que a caridade não se faz somente com doações materiais, nosso tempo é o bem mais precioso que podemos doar. Ao visitarmos uma enfermaria, encontraremos doentes abandonados, que ha dias, semanas ou meses não recebem a visita de ninguém, é como se o mundo lá fora não se importasse com ele, o tivesse esquecido. A estes, uma palavra de carinho, uma demonstração do mais simples afeto, será um forte remédio.

Somos acima de tudo seres gregários, o ser humano não vive isolado, precisamos do convívio com nossos semelhantes para nos sentirmos plenos e capazes de sermos realmente felizes.

A caridade é o símbolo deste reconhecimento, desta aceitação. Precisamos viver para conviver e conviver para viver.

A caridade, na total acepção da palavra é a chave para um convívio harmônico, que nos conduz ao equilíbrio e a paz.

Que Deus nos ilumine para que consigamos nos fazer seres melhores, pela efetiva prática da caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário