sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

VERDADE



Verdade é o relato de um fato na real forma em que este se deu. É a realidade exposta sem deduções ou interpretações.

Muitos filósofos estudaram e estudam a verdade sob vários prismas, existindo assim várias definições de verdade, porém, para nós tomaremos como válida a verdade na forma que a definimos acima.

Quando relatarmos um fato, para que este corresponda à realidade, devemos isentar-nos de qualquer interpretação ou dedução como única forma desde relato corresponder à verdade.

A verdade é o fato descrito sem paixões, deduções ou interpretações, é a narrativa de um acontecimento que o narrador deve fazer sem emoção.

Na realidade, sobre a verdade trazida à luz na forma que a aceitamos e consideramos neste texto, nem caberiam interpretações, ela por si só seria um fato perfeito e acabado. Caberiam análises sobre situações e circunstancias que levaram a ocorrência do fato, nunca do fato em si.

Um homem sacou um revolver e atirou contra outro.

Esta é a realidade, relatada como uma verdade.

Por que isto ocorreu, se foi legitima defesa ou não etc... São deduções, interpretações e considerações desta verdade, enquanto fato perfeito e acabado.

Interpretações, deduções, considerações, não fazem parte da verdade, a verdade é e sempre será a narrativa nua e crua de um fato, na forma que este ocorreu, isenta de qualquer sentimento ou emoção do narrador.

Ao relatarmos um fato como verdade, importante se faz estarmos isentos de emoções e sentimentos, para que esta narrativa possa condizer de fato com a verdade em sua definição mais simples e clara.

Na abordagem deste texto, não existirá jamais a minha verdade, a sua verdade, existirá somente a verdade que não pertencerá a ninguém, somente retratará a realidade dos fatos.

Temos, não poucas vezes, ouvido a frase: esta é a minha verdade. Ora, toda vez que alguém afirma isto, é como se admitisse e afirmasse a existência de outras verdades sobre o mesmo fato. Se aceitamos que a verdade é a narrativa de um fato real na forma que este ocorreu, não pode haver mais de uma, ela será sempre absoluta, um fato perfeito e acabado.

Que Deus nos dê sempre forças e luzes para encararmos a verdade de acordo com seus ensinamentos.


2 comentários:

  1. É MUITO DIFICIL PARA UM SER CHEIO DE EMOÇÕES COM O HOMEM NARRAR UM FATO, EXATAMENTE COM ACONTECEU, VC NÃO ACHA?

    ResponderExcluir
  2. O objetivo dos textos é levar os leitores à reflexão.

    ResponderExcluir