segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

GENEROSIDADE



Qualidade, virtude ou capacidade de dar algo a outrem. É na verdade o dividir, tendo ou não o suficiente.

Não se limita a bens materiais, pode ser a divisão de um tesouro ou o simples oferecimento de um ombro amigo em uma situação adversa.

Caracteriza-se pela doação sem a obrigatoriedade da retribuição.

Desperta o real valor da pessoa que a pratica. Requer desprendimento, amor ao próximo, humildade, serenidade e principalmente a decisão de se doar, material, emocional e espiritualmente.

Generosidade é atitude, é a palavra certa no momento da aflição, da perda, da derrota, enfim é partilhar, inclusive o que tem de bom dentro de cada um de nós.

O generoso é alguém do bem, uma pessoa do mal, jamais será generoso. Generosidade é uma forma de amor ao semelhante, independente de sexo, cor, credo, raça ou condição social.

 È a atitude impregnada de sentimento. Faz-se importantíssimo não confundirmos generosidade com pena. Pena é um sentimento menor, sentimos pena de quem julgamos inferior. A generosidade, ao contrário, é algo grande, puro, que faz crescer aquele que a pratica como ser humano, membro da sociedade em que vive e espiritualmente, aproximando-o do Criador.

Quando praticamos a caridade ou a dita generosidade por pena, não estamos exercendo a virtude da generosidade, na verdade estamos exercendo a altivez, a soberba, doamos algo, pois nos sabemos possuidores de muito mais que o outro, estamos neste caso, nos colocando como seres superiores àqueles com os quais estamos sendo generosos.

Isto por si só já derruba o princípio da generosidade.

Esta virtude deve ser cultivada com amor e carinho, transmitida a nossos filhos e sempre que possível, a todas as pessoas de nosso convívio. A generosidade, praticada em larga escala, difundida até os limites do possível, forçará, com certeza, o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

A generosidade, com certeza, tem efeito multiplicador. O bem estar, a sensação de dever cumprido, a satisfação obtida após a pratica de um ato solidário é recompensa bastante forte para estimular sua contumácia.

É a virtude que se propaga pelo exemplo. Dificilmente alguém que recebeu um ato generoso, deixará de ser por ele tocada.

Sendo esta virtude, acima de tudo, um ato de amor incondicional, a faz pura, capaz de tocar o mais insensível dos homens.

Quem já foi generoso uma vez, jamais deixará esta prática, pois a resposta emocional é grande, massageia o ego.

Que Deus nos ilumine e nos dê forças para que esta virtude aflore em todos nós, com pureza e a força da determinação de praticá-la.  

Um comentário:

  1. Obrigado por suas visitas ao blog. Muito me honrou sua sugestão para o assunto generosidade. Espero haver atendido suas expectativas. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir