sábado, 12 de janeiro de 2013

HARMONIA NA INTEGRIDADE



Harmonia é condição imprescindível para que o indivíduo se faça íntegro.

Sabemos que a base de todo indivíduo está firmada no tripé – harmonia, equilíbrio e paz.

Como a integridade é qualidade composta e representativa do ápice do ser humano enquanto ser social, requer base sólida.

Harmonia, dentre outros significados, quer dizer disposição bem ordenada das partes de um todo. Ora se íntegro significa completo, perfeito, reto, inatacável, depreende-se que esta qualidade inexiste sem a outra.

Como o indivíduo poderá ser íntegro se as qualidades que o formam não estiverem sendo consideradas e ordenadas harmonicamente.

Onde não existe harmonia, não existe organização emocional, sem ela não existe equilíbrio dos sentimentos e ações do indivíduo, sem ambos, não existirá paz. Falamos da paz interior que deve estar presente em todos.

Somente poderemos almejar um mundo de paz, se esta paz estiver dentro de cada indivíduo.

O indivíduo somente será íntegro se através da harmônica, organizar seus sentimentos que darão origem e direção às suas ações.

Até na música, a harmonia trata a formação de acordes numa combinação que seja agradável ao ouvido e contenha conteúdo musical. Sem harmonia, depreende-se, não haver música.

Podemos dizer que a qualidade harmonia estará sempre contida na integridade, como base, portanto como parte inseparável desta.

O indivíduo, antes de poder agir com integridade, precisa cultivar e aprimorar dentro de si, qualidades outras, indispensáveis a esta conquista.

Ninguém se faz íntegro por simples decisão, o indivíduo decide tornar se íntegro e a partir desta decisão, terá que buscar e cultivar as demais qualidades que formam este comportamento.

Integridade é um comportamento que deriva e é conseqüência da presença de outras qualidades no indivíduo.

A integridade deve ser uma meta a ser atingida por todos os indivíduos. Quando atingimos a condição de sermos íntegros, somos de fato cidadãos, temos as qualidades necessárias para participarmos enquanto membros ativos e fundamentais na formação de uma sociedade mais justa e igualitária, sem eufemismos ou utopias.

O indivíduo íntegro, na total acepção desta palavra, seria o cidadão ideal para viver como membro ilibado em qualquer sociedade.

Que Deus nos ilumine e nos dê forças para trilharmos o caminho que nos levará a integridade.

Um comentário:

  1. Meu amigo, bom dia. Uma vez mais obrigado por visitar este blog, muito obrigado pelo interesse demonstrado e por sua participação na sugestão de assuntos. Está aí atendida sua sugestão, espero que o satisfaça. Fica com Deus!

    ResponderExcluir