segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

RESPEITO



De seus inúmeros significados, o descreveremos enquanto obediência, acatamento, submissão.
O respeito sob a ótica da obediência, intrinsecamente ligado a subordinação, enquadra-se mais facilmente em uma ligação profissional.

Enquanto submissão está mais ligado a relação de família.

A definição a qual nos deteremos é o acatamento, mais ligado às relações entre os seres humanos de forma geral. Aquele respeito que deve existir no trato com as pessoas, independente de sexo, opção sexual, Idade, condição social, credo ou religião.

Falaremos do respeito que devemos a nós e a nossos semelhantes.

Respeitar as diferenças, sejam estas de que natureza forem é aceitar-las como direito de cada um.

A igualdade é utópica. Cada ser humano é um universo de idéias, comportamentos, gostos e escolhas e como tal deve ser visto, aceito e respeitado.

O respeito nasce dentro de nós, devemos cultivá-lo para que possamos dirigi-los a outrem. Aquele que não se respeita não respeitará seu semelhante.

A sociedade baseia-se no respeito, pelas leis, por seus membros, por suas instituições etc...

Impossível se fará a existência de qualquer sociedade que não tenha como princípio o respeito.

É comum ouvirmos a expressão: me respeite. E interessante se faz constatar que no momento que escutamos esta cobrança, é exatamente o momento que se segue a pratica do desrespeito por parte do cobrador.

O respeito é nobre, necessário, conveniente e construtivo. Quer seja nas relações profissionais, românticas, matrimoniais ou quaisquer outras que envolva o ser humano.

Sem respeito as relações humanas se deterioram.

É muito mais comum do que pensamos, relações se desfazerem simplesmente, por falta de respeito. Respeito, ou melhor, a falta dele, mexe com o amor próprio, a dignidade, o orgulho e até com a vaidade do ser humano.

Sentimos nosso ego massageado cada vez que recebemos uma demonstração de respeito e ainda assim, agimos de forma diferente.

Devemos dar em abundancia aquilo que queremos receber com fartura.

Que Deus nos permita a reflexão necessária a prática do respeito, como base dos relacionamentos humanos.

Um comentário: