quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

INTEGRIDADE



Estado de uma coisa, procedimento, comportamento ou ação que condensa todas as suas partes, se faz inteira, completa.

Qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível. É à luz desta definição que falaremos.

Para que possamos entender melhor, integridade tem também como sinônimos: decência, dignidade, honestidade, honradez, respeitabilidade, seriedade e decoro.

Como temos na verdade entendimentos diferentes de cada um dos sinônimos acima citados a tendência, ao analisá-los sob a visão da sociedade é considerá-los como partes de um todo e não como qualidades semelhantes, o que nos leva, neste caso, a afirmação de que a integridade seria a somatória de todos eles.

O indivíduo íntegro, realmente é possuidor de muitas qualidades aliadas a sentimentos e ações ilibadas, obrigatoriamente será um elemento do bem.

Qualquer desvio de caráter ou personalidade, impedirá o indivíduo de se fazer integro.

A integridade colide com a mentira, a desonestidade, a falsidade, a corrupção, enfim, é e sempre será uma qualidade composta.

Ninguém, nunca, será somente íntegro, pois para a existência desta qualidade se faz necessária a existência de outras, inclusive o caráter e a personalidade, esta formada com influencia do meio.

O indivíduo com falha de caráter ou desvio de personalidade, jamais será um indivíduo íntegro, daí a afirmação de que esta é uma qualidade composta.

A integridade está e estará sempre ligada a traços de caráter e personalidade. Um caráter mal formado impedirá definitivamente a existência da integridade. Por ser um conjunto de características natas da pessoa, não sofrendo qualquer influencia externa, ele define a essência da pessoa, assim como a personalidade, por reunir características psicológicas que determinam padrões de pensamento, formas de sentir e agir, também, se mal formada, é impeditivo para a existência da integridade no indivíduo.

Faz-se complexo o entendimento da integridade, pois para isto, necessário se faz o conhecimento e entendimento de outras qualidades presentes na formação do indivíduo enquanto ser social.

Que Deus nos dê forças e discernimento para que nossas escolhas nos levem ao exercício desta qualidade.

Um comentário:

  1. Meu amigo, obrigado por sua visita ao blog e por ter sugerido o assunto INTEGRIDADE, espero que o texto atenda a suas espectatívas.

    ResponderExcluir