sábado, 12 de janeiro de 2013

SENSATEZ



Qualidade que deriva do equilíbrio, prudência, circunspecção, juízo e siso.

Observemos que também nesta qualidade está presente o equilíbrio, um dos três pilares do ser humano.

O indivíduo, sensato se faz importante onde quer que chegue os esteja. Esta qualidade fará com que o indivíduo comporte-se com equilíbrio em suas ações, prudência em suas decisões, seriedade em seu comportamento e estes são procedimentos além de necessários, admirados por todos.

O indivíduo sensato, via de regra é circunspecto e este comportamento muitas vezes não provoca a empatia necessária a um relacionamento inicialmente franco, aberto. Pode colocá-lo sob críticas, porém é qualidade importantíssima no ser humano.

O sensato comporta-se e age com sabedoria, prudência e consegue visualizar as situações, especialmente as adversas, de forma clara, objetiva. Por sua prudência, não provoca situações belicosas, consegue manter e até fazer com que as pessoas presentes mantenham calma e serenidade na solução dessas situações.

A sensatez precisa ser cultivada. Se o indivíduo, em qualquer situação adversa refletisse por alguns momentos, usasse o equilíbrio, a prudência, muitas brigas, confusões e até mortes, seriam evitadas.

O indivíduo sensato enxerga seu semelhante da forma correta, enxerga-o como de fato igual, alguém que merece que seja a ele dispensado o mesmo tratamento que se julga merecedor e isto faz dele um cidadão de fato.

A sensatez se faz necessária em todos os relacionamentos humanos, melhor, em todos os contatos do indivíduo.

A sensatez é a essência do equilíbrio, da justiça.

Um procedimento sensato, um relacionamento sensato, uma conversa sensata, é capaz de mudar pessoas, criar oportunidades, fazer com que nasçam frutos duradouros e profícuos.

Fazer-se sensato ou proceder-se com sensatez é cultivar-se qualidades, é reconhecer seu semelhante como igual, independente de cor, idioma, sexo, credo, religião ou idade. É saber-se e reconhecer-se como parte do mundo, da sociedade em que vive e milita, como igual, jamais como superior.

O sensato consegue ver as coisas e as situações como elas realmente são, sensatez e paixão na solução de situações são incongruentes. Diz-se comumente que fulano agiu no calor da paixão. Isto é, agiu insensatamente.

Que Deus nos dê sabedoria e humildade para nos fazermos sensatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário