sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

VIOLÊNCIA




Expressão de uma emoção negativa. Fruto da desarmonia, do desequilíbrio, da ausência de paz, portanto da infelicidade.
Uma pessoa feliz, jamais será violenta.
A violência se origina da raiva ou da maldade existentes nos seres humanos, embora todos nós possamos senti-las, felizmente, muitos de nós conseguem controlá-las, anulando suas manifestações. Na verdade elas são parte de nós, aflorando mais fácil e veementemente em alguns, porém presente em todos.
É parte negativa do ser humano. Infelizmente pouco reprimida, pois se não combatermos ou controlarmos a raiva ou a maldade existentes em nós, fatalmente seremos conduzidos à violência.
Ela é tão perniciosa que sua prática produz prazer.
Quando presenciamos um ato de violência, grande o suficiente para causar comoção, tendemos, pela recusa em aceitá-la ou mesmo admiti-la, justificá-la atribuindo insanidade a seu praticante. Isto não é uma verdade absoluta, esta, por mais cruel que possa parecer, pode ser fruto tão somente da maldade de seu praticante.
A violência é emocional e mental. Ela tem uma parte impulsiva intrinsecamente emocional e outra mental, racional. Ela pode ser planejada, elaborada até com requintes de maldade, são partes do todo.
Existem pessoas que as pratica somente sob impulso (violência de origem emocional), podendo ser esta física, moral, verbal etc... Outros a efetivam puramente no racional a elaboram, a planejam, sonham com sua realização e se sentem felizes com sua prática.

Ambas as práticas são perniciosas, até por serem parte do todo devendo ser evitadas e combatidas.
São comuns hoje, casos de violência impingindo dor e sofrimento, físico, emocional e moral, em atos que deveriam ser, normalmente, de carinho, amor, prazer e satisfação.
Desta forma é possível encontrar-se prazer, não satisfação.
Falo aqui de satisfação, no sentido pleno da palavra, aquela que para que seja real, precisa das sensações positivas do outro.
Interessante se faz conhecer que a violência é uma semente que normalmente nasce no emocional e se permitirmos que ela germine e se desenvolva no mental, ela se tornará efetiva, com alvo e tudo.Pode nem ser dirigida a alguém especificamente, porém a partir do momento que ela se instala no mental, forte será sua necessidade de efetivação.
Se não queremos que ela cresça, devemos cortar-lhe a cabeça, não permitindo que ela se instale em nós. Ela não encontrará guarida em uma mente em harmonia, equilíbrio e paz.
Que Deus nos abençoe e ilumine nos dando forças para combater tão nociva atitude e sentimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário