quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

RESPEITO




É fácil nos sentirmos desrespeitados, o difícil é respeitarmos.

Para que respeitemos as pessoas que nos rodeiam, faz-se precípua a necessidade de entendermos o total significado da palavra respeito. Não somente o significado acadêmico da palavra, aquele que consta no dicionário de nossa língua e sim aquele que envolve sentimentos.

Diz o dicionário: RESPEITO – consideração por alguém; deferência, obediência, submissão, receio ou medo.

De todas estas definições quero deixar de lado neste momento obediência, submissão, receio e medo.

Vamos tratar da consideração e da deferência, que aliadas ao amor e a admiração completariam o ambiente ideal para a existência do respeito.

Respeitamos a quem consideramos, deferimos, admiramos e amamos, se não queremos considerar o respeito advindo do medo, da obediência e da submissão.

Precisamos atentar para o fato que só respeita a outrem, aquele que se respeita.

Tendemos a nos considerar desrespeitados, especialmente por aqueles que amamos e que nos amam de forma incondicional, sempre que estamos devendo respeito a nós mesmos.

O respeito próprio é a base para o respeito na total acepção da palavra. Sempre que você se permite viver em uma situação esporádica ou permanente de desrespeito, tenderá a não respeitar aos outros.

Se você está vivendo uma situação de desrespeito emocional, moral ou sentimental passará este mesmo desrespeito, especialmente as pessoas que você ama e que também te amam de forma incondicional.

Sua fraqueza se projeta especialmente e de forma mais contundente nas pessoas que você ama e que também te amam. Inconscientemente sabemos que embora façamos sofrer as pessoas que amamos e nos amam incondicionalmente, sempre será tempo de reconsiderar, sem rancores, vinganças e revanches.

Esta segurança, embora inconsciente, nos faz magoar as pessoas que mais amamos. Turva nosso raciocínio e entendimento de forma a nos conduzir ao erro.

È preciso não confundir zelo em excesso ou não, com desrespeito.

O diálogo é parte integrante do respeito e deve ser praticado a cada momento que nos sentimos desrespeitados. Da discussão provem a luz, do diálogo o entendimento.

Quando houver dúvidas, pare e reflita, é sempre tempo de resgatarmos o respeito, com amor, harmonia, equilíbrio e paz.

Que Deus nos abençoe e ilumine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário