quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

FAMÍLIA 2




Na união para a formação de uma família, muitas vezes, fica esquecido que ambos têm suas famílias de origem, nem só, pais e mães.

Nenhum de nós nasceu de ¨chocadeira¨ e aquele que passa a ser parte de uma família, por laços de união, sejam estes quais forem, tem a obrigação precípua de integrar-se, de ampliar esta união, trazendo para um convívio harmônico além dele, sua família de origem.
Se não para um convívio amoroso, pelo menos respeitoso.

Isto vale para ambos, aparar arestas, viabilizar a harmonia, cultivar as atenções, o respeito, são sempre providências profícuas.

Mesmo não existindo amor, amizade, admiração, faz-se importante que exista respeito, pela pessoa, por datas e situações de relevância.

Mágoas, ferem com profundidade e devemos ter em mente que as pessoas que mais amamos, são as mesmas que mais profundamente nos conseguem ferir, magoar.

Existem situações em família, que além da mágoa, esta é imposta carregada de humilhação, muitas vezes demonstrada na frente de todos, ficando evidenciado que a pessoa que você profundamente ama, em determinada situação, despreza sua demonstração de amor e carinho.

Não poucas vezes, situações como a que ora tratamos, viabiliza o afloramento de sentimentos de inveja, revanche e outros, em pessoas da própria família que os retém a duras penas, deixando-os eclodir com toda sua paixão e violência nestes momentos de grande fragilidade emocional.

Com certeza, se ao apresentarem-se situações deste molde utilizarmos o bom senso, pararmos, analisarmos o que foi feito, o sentimento das pessoas envolvidas, com as palavras certas, sempre com emoção, gratidão, educação e respeito, inclusive pelo sentimento alheio, todas, sem exceção, poderão ser contornadas.

Sempre será mais fácil, humilhar, ofender, magoar, brigar, do que conciliar. Isto porque a conciliação requer acima de tudo, humildade, reconhecimento, gratidão, amor, atenção e respeito, por si e pelos outros.

Aquele que chega é que precisa ser acolhido, aceito.

Família, base de todo ser humano, aquele que não está em harmonia com sua origem, é uma árvore frondosa, porém sem raízes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário