terça-feira, 18 de junho de 2013

CIVILIDADE



Analisaremos o termo civilidade, em conjunto com civismo, pois embora semelhantes em seus significados são na verdade complementares, juntos representam o sentido humano/social de comportamentos. 

Civilidade diz respeito a preceitos e protocolos existentes em determinados grupos sociais, definindo formas de como pessoas que possuem determinado nível de educação, se inter-relacionam dentro deste mesmo grupo.

Diz respeito a regras de urbanidade praticadas por determinada sociedade.

Atos ou comportamentos determinados por costumes referentes à boa convivência entre cidadãos, em respeito a convenções que determinam demonstrações de consideração e respeito mútuos.

Observância de formalidades ou convenções entre membros educados de uma comunidade. Qualidade da pessoa que age com dignidade, consideração e respeito pelos demais.

São formalidades, delicadezas e cortesias observadas pelos cidadãos no convívio diário.
Civismo seria o interesse público, a educação e o respeito pelos valores de uma sociedade, expressa por suas instituições.

Refere-se a atitudes e comportamentos que manifestamos no dia a dia, na defesa de valores e práticas assumidas como deveres fundamentais de uma sociedade, na garantia de uma vida coletiva que vise preservar a harmonia e o melhor para o bem estar de todos os indivíduos.

O civismo consiste no respeito aos valores, as instituições, aos símbolos nacionais (bandeira hino etc...) as práticas políticas de um país. Intrinsecamente ligado a sua cultura e a filosofia política.

Resumindo, seria a prática de tudo que interessa à coletividade.

Os termos se complementam, pois parte da civilidade, pessoal, para civismo coletivo.

Que Deus nos ilumine para tão importante prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário