segunda-feira, 17 de junho de 2013

AMIZADE



Relação afetiva entre indivíduos, independentemente de sexo, cor, raça, credo ou religião.

É o relacionamento que envolve respeito, afeto, carinho, lealdade, proteção, admiração de um indivíduo por um ou mais indivíduos.

Amigos nem sempre pensam e agem da mesma maneira, possuem os mesmo gostos, vontades, aspirações e estes, muitas vezes, são fatores agregadores desta amizade, através do respeito e admiração pelas diferenças.

As diferenças acrescentam ao outro, idéias, informações ou simplesmente dividem momentos e sentimentos baseados em alicerces diferentes.

A amizade é fundamental na vida do ser humano, ela o eleva por sua condição de lealdade. A lealdade impede o egoísmo, eleva o respeito, induz a pratica da humildade.

A verdadeira amizade, cada vez mais se faz utópica neste mundo globalizado no qual fica cada vez mais difícil ao ser humano passar por cima de seus interesses pessoais em prol de uma amizade sincera.

Não poucas vezes se pretere um amigo sincero, leal, por interesses nem sempre profundos, muitas vezes banais, passageiros, incapazes de acrescentar algo de realmente positivo na vida daquele que o sobrepôs a amizade.

Grandes amizades nascem pelo convívio, muitas vezes cultivado desde a infância, outras de contatos com pessoas que recentemente conhecemos e passamos a conviver, mesmo que com pouca frequência.

Estas surgem de identificações ou diferenças emocionais, culturais ou mesmo de pensamentos que completam as pessoas, fazendo-as se sentirem atraídas entre si.

A verdadeira amizade independe da presença física, é um sentimento tão forte que o simples pensar no amigo ou na amizade existente, já traz conforto. Só a certeza de se possuir um amigo já faz com que o indivíduo não se sinta só.

Por ser importante, fundamental mesmo na vida das pessoas, o argentino Enrique Ernesto Febbraro, aproveitando a chegada do homem à lua no dia 20 de julho de 1.969, entendendo este feito como significativo de que os homens deveriam se unir escreveu para diversos países sugerindo a instituição do dia 20 de julho, como sendo o dia da amizade ou do amigo.

Que Deus nos ilumine e nos dê sabedoria para sermos e escolhermos sempre os melhores amigos.

Um comentário:

  1. Os princípios, aqueles de casa, que apredemos com nossos pais, avós, tios-os Legítimos e os que adotamos e nos adotam também rsrs-fazem com que esses valores permaneçam. Por isso as amizades mais antigas são as mais sinceras e duradouras. Independem de tempo ou de distância. Eu posso passar meses, anos sem ver alguns amigos e quando os vejo, o amor é o mesmo da infância. Isso é bom demais.

    ResponderExcluir