quarta-feira, 21 de maio de 2014

CIVISMO



Dedicação à pátria, devoção ao interesse público, patriotismo.
É muito comum confundir-se civismo com civilidade. Civismo vem do latim civis, que quer dizer cidadão. Civismo, pois, é o sentimento de patriotismo e de nacionalismo cultivado e expresso pelos cidadãos em relação a seu país.
Civilidade é o respeito às normas de convívio entre indivíduos de uma sociedade organizada. É a cortesia, a urbanidade e a polidez que definem as boas maneiras que devem nortear o convívio dos membros de uma sociedade organizada.
O civismo é uma manifestação de cidadania, de dedicação pelo interesse público, amor, orgulho, educação e respeito pelos valores da sociedade e por suas instituições.
Com a onda de militarismo que inundou a América, o termo nacionalismo sofreu o estigma de ser considerado um sentimento e uma idéia de anti-imperialismo.
O sentimento de patriotismo também tem sofrido o abalo da banalização imposta pelos regimes militares de exceção, entretanto, o civismo, que tem a mesma raiz de cidadania, refere-se ao regime político exercido por civis.
Concluindo, o civismo deve ser considerado como o sentimento de amor a pátria, a terra onde nascemos, motivando-nos a defendê-la contra inimigos internos ou externos, até com o sacrifício da própria vida.
O civismo confunde-se e alimenta o patriotismo e este nos remete a valores que precisam ser cultivados e cultuados, representados, pelas armas nacionais, Hino, Bandeira e Brasão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário