terça-feira, 6 de janeiro de 2015

VIVER

É a arte de compartilhar, de dividir: espaços, sentimentos, idéias, conhecimentos etc...
Quanto mais desenvolvermos nossa capacidade de compartilhar, de dividir, mais inseridos na sociedade que interagimos estaremos.
O ser humano enquanto ser social tem esta necessidade tão arraigada, que chega a ser tão importante quanto suas necessidades primárias, básicas, de abrigo, segurança e alimentação.
Nosso emocional se nutre de amor, em todas as suas formas, de carinho, proximidade de pessoas independente do gênero, cor, credo, raça ou religião.
Viver em sociedade requer adaptação ao grupo no qual nos encontramos inseridos em determinado momento ou fase de nossas vidas. E em cada um desses momentos ou fases, teremos situações, coisas e sentimentos a partilhar, dividir e quanto melhor o fizermos, melhor será nossa interação e aceitação.
Tentar viver só, isolado de tudo e de todos é contrariar a natureza humana, nossa própria essência. Desde nosso nascimento, para que nos desenvolvamos saudáveis mental, emocional e fisicamente, precisamos do carinho e dos cuidados de nossos pais, o que nos mostra com clareza que não nascemos para vivermos sós.
Só consegue compartilhar, dividir, aquele que entende que precisa amar ao próximo, respeitar as diferenças, entender a diversidade, perdoar, ajudar, enfim se tornar parte do todo.
A soberba, o egoísmo, a vaidade, a prepotência e outros, são inimigos radicais do compartilhamento e é dando que se recebe, se nada temos a dar nada temos a receber.
Viver é ao fim e ao cabo uma troca, de amor, carinho, atenções, gentilezas, perdão etc...

Que Deus nos permita sabedoria para uma vida profícua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário