domingo, 17 de fevereiro de 2013

UTOPIA



Etimologicamente significa lugar que não existe.

Significa também coisa, local, vida ou sociedade perfeita, como ideal imaginário, porém inatingível, irrealizável.

Configura-se utópico todo sonho que deriva para o devaneio.

São utópicas as idéias mirabolantes que não podem ser alcançadas ou realizadas, todas aquelas que são passíveis de existir em nossa imaginação, absolutamente incondizentes com a realidade.

O inventor da palavra foi Thomas More (escritor e humanista inglês), nos idos de 1.516, quando escreveu em latim, influenciado pelas narrações de Américo Vespúcio sobre a então recém avistada ilha de Fernando de Noronha – Pernanbuco/Brasil, a história de um lugar novo e puro que abrigaria uma sociedade perfeita. Nesta sociedade não haveria bens particulares, tudo pertenceria a todos e esta sociedade viveria em plena harmonia e paz.

Utopia, analisada de forma mais amena, pode corresponder a uma forma otimista de se ver o mundo e a sociedade em si. Visualizar-se o mundo e a sociedade sob a ótica de um relacionamento perfeito entre seus membros, tudo do jeito que gostaríamos que as coisas fossem e acontecessem.

Considero-a neste aspecto, algo bom e produtivo, seria a projeção de nosso lado bom, otimista, cheio de amor, harmonia, equilíbrio e paz. Quem de nós não deseja um mundo e uma sociedade edificados sobre estes pilares?

O sonho sempre foi e será o precursor da realidade. Se sonharmos algo utópico, transformando-o em meta e ao buscarmos sua realização atingirmos, que seja, trinta por cento de seu conteúdo, já terá sido uma enorme conquista, no individual e no coletivo.

No que depende do ser humano, as conquistas relativas a uma sociedade perfeita, nos moldes das várias utopias já criadas neste sentido, se faz extremamente difícil de realizar, pois ao lidarmos com o homem, lidamos com universos diferentes.

Mil cabeças, mil pensares.

O mundo, graças e com a permissão de Deus, tem evoluído de maneira surpreendente nos vários seguimentos que influenciam nossas vidas. Seria utópico imaginarmos, que num futuro, dentro de um espaço de tempo ainda não mensurável, pudéssemos transformar grande parte destas utopias em sonhos realizados?

Não sabemos, porém assim como a palavra se faz relativamente nova (apenas 497 anos), podemos dizer que seu significado enquanto lugar que não existe, pode ser modificado para: utopia, o novo jeito e lugar para se viver.

Que Deus nos permita trabalharmos sempre neste sentido.

Um comentário:

  1. Meu amigo, agradecendo por sua visita a este blog, ao interesse demonstrado pelos assuntos aqui abordados e pela sugestão do assunto UTOPIA, apresento o texto que espero atenda a suas espectativas.

    ResponderExcluir