terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

RESPEITO II



Desta feita analisaremos a palavra respeito sob dois aspetos, um como sendo o ato, ação ou efeito de respeitar, outro como sendo o sentimento que leva alguém a tratar a outrem com grande atenção, deferência, consideração ou mesmo reverencia.

Num outro sentido pode ser encarado como obediência, acatamento ou submissão a pessoas, entidades, normas, leis etc...

Existem muitas outras aplicações para o termo respeito, porém fugiriam a nosso objetivo neste blog.

Vamos aqui tratar o respeito como um sentimento positivo de estima por uma pessoa, entidade ou instituição. Neste aspecto pode também ser dirigido às qualidades do respeitado.

O respeito pelos valores morais como aqueles dirigidos às tradições, às autoridades legitimamente constituídas é enaltecido como um dos cinco valores morais fundamentais, considerados por um grande número de indivíduos e sociedades.

Respeito não deve ser confundido com tolerância.

Respeito é um valor que permite que o homem possa reconhecer, aceitar, apreciar e valorizar as qualidades de seus pares e reconhecer seus direitos. É o reconhecimento do valor próprio dentro da sociedade em que se encontra inserido e dos direitos dos indivíduos participantes desta mesma sociedade e desta sociedade enquanto aglutinadora de seres.

O respeito é a base do relacionamento humano, dele se origina o conceito de igualdade. Para que o indivíduo aceite alguém como seu igual, necessário se faz que o respeite, o admire, que identifique suas qualidades e as aceite.

É o respeito que permite que as sociedades vivam em paz, em uma convivência saudável assentada em normas e instituições. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações ditadas pela sociedade em que estiverem inseridos.

Que Deus permita, que espelhados no respeito que nos foi ensinado pelo exemplo de Cristo, nos façamos pessoas melhores.

Um comentário:

  1. Estou muito feliz com sua efetiva participação neste blog. Muito Obrigado. Atendí sua solicitação quanto a respeito, porém já havia escrito sobre este assunto. Fiz uma nova abordagem, espero que o agrade. Quando quizer uma nova abordagem sobre um assunto já publicado, faça sua sugestão nos comentarios do mesmo.

    ResponderExcluir