quarta-feira, 1 de abril de 2015

AMOR

O maior sentimento que o ser humano pode expressar. Em qualquer de suas formas, seja ele erótico, materno, paterno ou fraterno, exige como condição a doação, a total ausência do egoísmo.
Este sentimento que pode ser intenso, tenso, calmo, forte ou fraco, exigente ou condescendente, precisa ter como componente fundamental o perdão, como maior forma de compreensão, de reconhecimento de saber-se e reconhecer-se em seu próximo, ver através de outrem, seus, acertos, erros, medos, fraquezas e incertezas.
O amor é um sentimento incapaz de existir só, ele sempre terá um objeto, filhos, pais, mães, irmãos amigos etc...
Foi a mais clara mensagem deixada entre nós pelo Cristo, que por seu exemplo mostrou-nos o amor sem cobranças, incondicional, porém pautado no perdão.
Só perdoa quem ama e só ama quem perdoa.
O medo especialmente faz com que projetemos no amor, em qualquer de suas formas, nossas inseguranças e incertezas afastando, matando ou sufocando um sentimento, não poucas vezes puro, desinteressado, capaz de edificar.
Somos seres gregários e nos unimos pelo amor, desde aquele amor, vindo de Cristo que diz: ¨ amai-vos uns aos outros como eu vos amei ¨.
Com medo do amor, fechamo-nos em nossa própria existência, sofremos em segredo fugimos de todos e de todas as situações em que o amor pode florescer. Temos medo de errar, de não vermos com clareza, de nos tornarmos vulneráveis, portanto fracos.
O pensamento é: vou vestir-me de forte para ocultar minha fraqueza, minha fragilidade emocional. Ledo engano, todos os que estão abertos ao amor, que não tem medo de ser humano, de mostrar suas duvidas, fraquezas, incertezas e carências, tudo inerente a condição humana, o que é perfeitamente normal, enxerga fundo e longe.
Viver é um ato de coragem, amar é usar esta coragem para se viver em paz, em busca da felicidade, não daquela que alguém nos proporcionará e sim daquela que eu posso me proporcionar. Ninguém me fará feliz, eu sou feliz e alguém compartilhará comigo esta felicidade.
Podemos até enganar os que nos cercam ou a nós mesmos, porém isto só nos fará felizes, nem impedirá nossa carência do amor em todas as suas formas.
O amor é o combustível da vida e o alicerce da felicidade.

Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário